sábado, 7 de junho de 2008

[1] Apresentação e estrutura do Projecto

Colóquio Internacional
Longos dias têm cem anos : Vieira da Silva, um olhar contemporâneo

No âmbito das comemorações do centenário de Maria Helena Vieira da Silva o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa está a organizar o Colóquio Internacional, que decorrerá nos dias 15, 16 e 17 de Janeiro de 2009, no Auditório 3 da Faculdade de Letras de Lisboa.

Este evento transdisciplinar é estruturado pelas seguintes plataformas de debate:

I. Vieira – Trajectos da vida e das artes
II. Cruzamentos
III. Vieira para o séc.XXI

A primeira plataforma reunirá os testemunhos de personalidades que privaram directamente com a artista, bem como comunicações de investigadores que se têm dedicado ao estudo da vida e da obra de Vieira da Silva.

Com a segunda plataforma, pretende-se uma perspectiva abrangente sobre as diferentes dimensões e articulações passíveis de estabelecer relativamente à actividade criativa de Vieira. Conferencistas oriundos de vários campos de expressão artística – pintura, desenho, literatura, cinema, música – farão a ponte entre a obra de Vieira da Silva e as respectivas áreas, partilhando ideias e esbatendo as tradicionais fronteiras entre as artes.

A terceira plataforma de debate constituirá uma plataforma de encontro entre as temáticas associadas ao legado cultural da artista com abordagens disciplinares várias, como é o caso da Estética e da Filosofia da Arte, do Urbanismo, dos Estudos Curatoriais, dos Estudos de Género, da Ecologia, e mesmo, da Política.

Objectivos
Este colóquio de três dias, reunirá conferencistas das mais diversas áreas de estudo, com o intuito de ilustrar toda a amplitude do trajecto criativo e existencial desta figura incontornável do panorama artístico internacional do séc. XX. Pretende-se, pois, propiciar um contexto transdisciplinar de debate, partilha e articulação de ideias relativamente às temáticas suscitadas pela experiência artística e intelectual de Vieira da Silva.


Sem comentários: