quarta-feira, 12 de novembro de 2008

[28] 13 de Novembro de 2008 - Adriana Molder expõe trabalhos sobre Vieira da Silva, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva

Au Fil Du Temps - Percurso Fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva

...

V, de Adriana Molder

Inauguração: 13 de Novembro, 18.30h

Abertura ao Público

De 14 NOV - 26 MAR 2009

Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo das 10h00 às 18h00

'Lisboa, 11 Nov (Lusa) - Uma exposição da artista Adriana Molder, convidada pela Fundação EDP a criar obras inéditas inspiradas em Vieira da Silva, estará patente na sede da Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva (FASVS) a partir de quinta-feira.


Uma exposição da artista Adriana Molder, convidada pela Fundação EDP a criar obras inéditas inspiradas em Vieira da Silva, estará patente na sede da Fundação Arpad Szénes/Vieira da Silva (FASVS) a partir de quinta-feira.

A exposição, com imagens desenhadas e pintadas a preto e branco de Vieira da Silva e Arpad Szénes, "tinha sido pensada para ser apresentada no Museu da Electricidade" em Lisboa, tal como "Correspondências" - exposição sobre a relação entre Cesariny e o casal Arpad/Vieira da Silva, mas não chegou a ser levada a efeito, explicou hoje à Lusa o comissário, João Pinharanda.

Contudo, surgiu a oportunidade desta exposição, patrocinada pela Fundação EDP, ser apresentada na FASVS ao mesmo tempo que "Au fil du temps", uma exposição fotobiográfica sobre a pintora.

"É disto que trata Adriana Molder: da magia que preside à fusão das matérias, das técnicas, dos olhares, dos sentidos" ao trabalhar a imagem de Maria Helena Vieira da Silva, sobretudo o seu rosto, mãos e olhos penetrantes, concluiu o comissário.

A FASVS inaugura na quinta-feira, por ocasião do lançamento de uma fotobiografia, uma exposição de fotografia sobre a vida e obra de Maria Helena Vieira da Silva'.

Informação disponível na web em: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=372314&visual=26&rss=0


ADRIANA MOLDER

Nasceu em Lisboa em 1975, vive e trabalha em Lisboa.

Estudos de artes visuais

Curso Avançado de Arte Plásticas, Ar.Co, Lisboa
Licenciatura em Realização Plástica do Espectáculo, Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora

Prémios
CELPA / Vieira da Silva Artes Plásticas – Revelação

Exposições individuais (selecção)

2004 . Copycat, Galeria Presença, Porto

2003 . Copycat, Museu de Arte Sacra do Funchal, Madeira
2003 . Cartola, Galeria Presença, Porto

2002 . Câmara de gelo, Sintra Museu de Arte Moderna - Colecção Berardo, Sintra.

Exposições colectivas (selecção)

2004 . Em jogo, Centro de Artes Visuais, Coimbra

2003 . Prémio CELPA / Vieira da Silva Artes Plásticas, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa

2002 . Territórios Singulares, Sintra Museu de Arte Moderna–Colecção Berardo, Sintra

Informação disponível na web em: http://www.artecontempo.org/ac/ac3/adriana_molder.htm


Prémio CELPA / VIEIRA DA SILVA Artes Plásticas Revelação 2003

'O júri da 4.ª edição dos Prémios CELPA"Vieira da Silva Artes Plásticas decidiu, por unanimidade, atribuir ao pintor Jorge Martins o prémio Consagração, em reconhecimento do seu longo e prestigiado currículo caracterizado por um permanente empenho experimental no âmbito do desenho e pela coerência da obra, em pintura, gravura, objectualismo e desenho.

Visando acentuar a importância do papel nas artes plásticas e proporcionar um incentivo à criatividade dos jovens artistas na utilização do papel nas suas múltiplas formas, a CELPA – Associação da Indústria Papeleira , com a colaboração da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, instituiu o prémio CELPA/VIEIRA DA SILVA ARTES PLÁSTICAS REVELAÇÃO.

O júri, constituído por Denise Renard (representante do Comité Arpad Szenes – Vieira da Silva), Dr. Rui Mário Gonçalves (crítico de arte), Dr. João Miguel Fernandes Jorge (crítico de arte), Engº José Manuel Marques Pedrosa (em representação da CELPA) e pelo Arq.º José Sommer Ribeiro (em representação da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva), decidiu, também por unanimidade, atribuir a Adriana Molder o Prémio REVELAÇÃO pelos seus trabalhos intitulados ‘It´s not dark yet, but it’s getting there’'.

Informação disponível na Web em: http://www.fasvs.pt/pr069.htm

Ver ainda:

http:// www.adrianamolder.com

http://www.e-vai.net/content/view/1403/1/

Nunes, M. L. (Novembro/Dezembro 2008). 'Adriana Molder. Ver Vieira da Silva'. Jornal de Letras. 995: 29.

Sem comentários: