segunda-feira, 24 de novembro de 2008

[36] Museu Colecção Berardo - Escolas - Serviço Educativo/ Programa de actividades

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Disponível na Web:
http://www.museuberardo.com/Files/MCB_Programa_Escolas_set08_fev09.pdf

[35] Museu Berardo-A Intuição e a Estrutura - De Torres-Garcia a Vieira da Silva


A Intuição e a Estrutura: De Torres-García A Vieira Da Silva 1929-1949
Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea
04-12-2008 a 15-03-2009
Sab-5ª: 10h00-19h00; 6ª: 10h00-22h00
Entrada: Entrada Livre
Reservas: 213612913

'Exposição centrada em vinte anos de trabalho dos dois artistas (1929-1949), que mostra os seus percursos paralelos em torno de uma pesquisa permanente sobre a estrutura'.

'Esta exposição, co-produzida com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM) de Valência, Espanha, centra-se em vinte anos de trabalho de Torres-García e Vieira da Silva e na relação de proximidade que estabeleceram ao longo desse período. Pretende ainda confrontar, pela primeira vez, as obras destes dois artistas, mostrando não só os cruzamentos existentes, mas também as particularidades na obra de cada um deles'.

'O uruguaio Joaquín Torres-García (1874- 1949) foi um dos percursores do construtivismo na América Latina, e nome central na arte moderna do seu país natal. [...] Os pintores conheceram-se em 1929, em casa de Pierre Chareau, e durante vinte anos estabeleceram uma relação que, hoje, se pretende mostrar e descobrir nas suas obras. Entre as peças apresentadas estão trabalhos inéditos de Vieira da Silva, produzidos no contexto de uma viagem da autora à Roménia, em 1930'.

Informação disponível na Web:
http://www.museuberardo.pt
http://mcb.internet.pt/2008.11/Intuicao-Estrutura/
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Pages/default.aspx
http://cultura.sapo.pt/detalhe_evento.aspx?id=45378
http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=208455

Institut Valecià d'Art Modern: http://www.ivam.es/

Concretismo. Enciclopédia Itaú Cultural - Artes Visuais. disponível na Web:
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=370


sábado, 22 de novembro de 2008

[34 ] Imprensa Nacional - Casa da Moeda - Centenário do Nascimento da Vieira da Silva (1908-2008)


'Centenário do Nascimento da Vieira da Silva (1908-2008)
Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1908, e morreu em Paris a 6 de Março de 1992.
Pintora de renome internacional, é difícil enquadrar a obra de Vieira da Silva numa só época.
Para celebrar o centenário do seu nascimento, a INCM convidou o escultor José Aurélio a conceber uma medalha-objecto que assinala o nascimento da pintora.
Segundo José Aurélio, a medalha-objecto transmite em simultâneo duas realidades distintas, embora complementares, como se a medalha ostentasse o anverso e o reverso num só lado. Na realidade, o cone que dá a forma à peça, representa o pico que simboliza a importância da pintora durante várias décadas do século XX, nas quais ombreou com os artistas mais notáveis do seu tempo.
Envolvendo o cone, um delicado relevo sugere uma pintura; de costas para ela, como se dela tivesse emergido, a figura de Vieira da Silva, sentada num banco alto, olha para nós'.

Código: 1015471
Escultor:
José Aurélio
Colecção:
Objectos Artísticos
Data de lançamento:
Julho de 2008
Metal: Bronze
Emissão: 100
Embalagem: cartonada
Peso: 390
Preço: 172,80 Euros
Observações: Dimensões irregulares

Disponível na Web em:
http://www.incm.pt/site/loja?type=produto_detalhe&codigo=101626
__________________________________________________________________________________

[33] Moção (Assembleia Municipal de Lisboa) - Centenário Nascimento Maria Helena Vaz da Silva

Moção - Centenário Nascimento Maria Helena Vaz da Silva

MOÇÃO

Assinala-se, este ano, o centenário do nascimento de Maria Helena Vieira da Silva, cujo relevo, densidade e dimensão artística são por demais conhecidos, nacional e internacionalmente.

Este ano o País quase se esqueceu de comemorar esta data, o que não se compreende perante a importância de Vieira da Silva no panorama cultural e artístico nacional. Conforme se pode ler na crónica de José Manuel dos Santos, num semanário de 13 de Junho passado, “Maria Helena Vieira da Silva é infinitamente maior do que o quase esquecimento com que a querem festejar. E a sua obra não está à espera de ninguém para existir! Existirá ainda quando já não houver ninguém para a esquecer, mas apenas alguém para a lembrar”. Porque queremos lembrar e festejar Vieira da Silva e a sua obra A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 17 de Junho de 2008, delibera assinalar o centenário do nascimento de Maria Helena Vieira da Silva. Lisboa, em 16 de Junho de 2008 O GRUPO MUNICIPAL DO PSD Saldanha Serra.

Data da publicação on-line: 04/09/2008
Disponível na Web:
http://ppdpsd.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=131&Itemid=37

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

[32] Um livro em destaque : Ko et Ko: les deux esquimaux. Vieira da Silva & Pierre Guéguen (1ª Edição. Paris: Jeanne Boucher)

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Na Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian um livro em destaque :


Kô et Kô : les deux esquimaux / Vieira da Silva; Pierre Guéguen
EDIÇÃO: 1 ère ed.
PUBLICAÇÃO: Paris : Jeanne Bucher, imp 1933
DESCR. FÍSICA: [26] p. : il. color. ; 26 x 33 cm
NOTAS: Ed. de 300 exemplares. Faltam neste exemplar os 2 cartões, com as figuras e objectos da história, que acompanhavam a edição original
COTA: P 13790 res


Disponível na Web em:

http://www.biblarte.gulbenkian.pt/imprimir.asp?cod=destaque43&lang=

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

[31] Inauguração . Exposições na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva . dia 13 de Novembro


. AU FIL DU TEMPS
- Percurso Fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva


. V, de Adriana Molder


Ver fotografias em: http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/?idc=32&idi=21944

[30] 'Vieira da Silva - Obra Gravada'. Exposição promovida pela Câmara Municipal de Odivelas



A Câmara Municipal de Odivelas, com o apoio da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, inaugurará a exposição 'Vieira da Silva - Obra Gravada', dia 20 de Novembro de 2008, pelas 18.00 horas, no Centro de Exposições de Odivelas.

A referida exposição estará patente até 18 de Janeiro de 2009.

Horário de Funcionamento:

Terça-feira a Domingo das 10 h às 23 h
Rua Fernão Lopes
(Junto aos Paços do Concelho
Quinta da Memória)

Tel.: 21 932 08 00
Fax.: 21 933 36 21

E-Mail: cultura@cm-odivelas.pt

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

[29] V, de Adriana Molder, por João Pinharanda (Fundação EDP)


A partir de 14 de Novembro, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
Com o apoio da Fundação EDP

'A Fundação EDP prossegue a sua política de parceria com a Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva com a produção de uma exposição da pintora Adriana Molder nos espaços do respectivo Museu.

A inauguração acontece em simultâneo com a Au Fil Du Temps - Percurso Fotobiográfico de Vieira da Silva, de quem se comemora este ano o centenário. Esta exposição deu o mote ao trabalho de Adriana Molder, que vai apresentar um conjunto de retratos da artista homenageada e das suas relações de amizade e trabalho, nomeadamente do seu marido Arpad Szenes.

Adriana Molder trabalha habitualmente em desenho criando ou recriando personagens com as quais compõe verdadeiras narrativas visuais. Essa figuras articulam a forte raíz literária da sua inspiração com uma inequívoca vocação visual.

Nesta série a fonte é imediatamente plástica pelo que a fusão entre o visual e o literário surge mais evidente. Note-se que a exposição apresentará também exemplos das suas mais recentes pesquisas no campo da pintura a óleo.

Recorde-se, finalmente que, no âmbito das referidas comemorações do Centenário de Vieira da Silva a Fundação EDP co-produziu este ano com a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva duas exposições ("Correspondências", realizada no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva; e "Vieira da Silva, Arpad Szenes e o Castelo Surrealista", que teve lugar no Museu de Electricidade) e respectivos catálogos e ainda um livro, com edição Assírio & Alvim, onde se reúnem e comentam as cartas trocadas entre Mário de Cesariny, a artista e o seu marido.

A propósito da visível importância desta exposição escreve-nos João Pinharanda, Comissário (numa missiva que intencionalmente intitula "Vê"):

"Vê" Assim se lê, em português, a letra que assinala o nome de Vieira (1). E ao dizê-la, transformando a letra lida e escrita em som e palavra, percebemos o poder mágico de fundir som, forma e significado.
É disto que trata aqui Adriana Molder: da magia que preside à fusão das matérias, das técnicas, dos olhares, dos sentidos. Maria Helena Vieira da Silva, no seu vestido aos quadrados, como os labirintos que pintou, o pano enfunado movendo-se num papel demasiado molhado de tintas negras; e sem cabeça. Maria Helena, a cabeça apenas, de olhos alucinados de ver não sabemos para além de que plano do real: uma imagem nascida quase sem matéria; e de um fundo ainda negro. Arpad, esse, vendo-a, branco sobre brancos, como pérolas e marfins, e os seus olhos abertos: para dentro, dela.
No verso e reverso destes excessos de luz e escuridão somos nós quem vê: positivo e negativo. A mão de Adriana configurando o mundo enlaçado, comum a A. e V., numa vertigem de perspectivas em cujos pontos de fuga encontramos Vieira. Adriana indicando-nos que alguém vê alguma coisa; ou ordenando a outrem que veja alguma coisa - e se esse alguém são os outros, esse outrem é cada um de nós, individualmente submetido ao imperativo Ver.
Neste labor de fusão Adriana Molder indica-nos, por um código (V de Vieira), o assunto da série. E a visualidade dominante e a metáfora primordial da obra e da artista Vieira são atravessadas e recuperadas num simulacro de formas e espaços e sentidos que nem os espelhos conseguem capturar e reflectir; que apenas as teias de uma ficção, onde as personagens são imagens de si mesmas, nos pode devolver.

João Pinharanda

(1) Em inglês esqueçamos a impossível homofonia entre a letra V e o verbo português. Poderemos, no entanto, recuperar o S de Silva para abreviar um See infinitivo; ou tão indicativo e imperativo, como o Vê português'.

Informação disponível na Web em:
http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/AboutEDP/EDPFoundation/Agenda/default.htm

[28] 13 de Novembro de 2008 - Adriana Molder expõe trabalhos sobre Vieira da Silva, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva

Au Fil Du Temps - Percurso Fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva

...

V, de Adriana Molder

Inauguração: 13 de Novembro, 18.30h

Abertura ao Público

De 14 NOV - 26 MAR 2009

Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo das 10h00 às 18h00

'Lisboa, 11 Nov (Lusa) - Uma exposição da artista Adriana Molder, convidada pela Fundação EDP a criar obras inéditas inspiradas em Vieira da Silva, estará patente na sede da Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva (FASVS) a partir de quinta-feira.


Uma exposição da artista Adriana Molder, convidada pela Fundação EDP a criar obras inéditas inspiradas em Vieira da Silva, estará patente na sede da Fundação Arpad Szénes/Vieira da Silva (FASVS) a partir de quinta-feira.

A exposição, com imagens desenhadas e pintadas a preto e branco de Vieira da Silva e Arpad Szénes, "tinha sido pensada para ser apresentada no Museu da Electricidade" em Lisboa, tal como "Correspondências" - exposição sobre a relação entre Cesariny e o casal Arpad/Vieira da Silva, mas não chegou a ser levada a efeito, explicou hoje à Lusa o comissário, João Pinharanda.

Contudo, surgiu a oportunidade desta exposição, patrocinada pela Fundação EDP, ser apresentada na FASVS ao mesmo tempo que "Au fil du temps", uma exposição fotobiográfica sobre a pintora.

"É disto que trata Adriana Molder: da magia que preside à fusão das matérias, das técnicas, dos olhares, dos sentidos" ao trabalhar a imagem de Maria Helena Vieira da Silva, sobretudo o seu rosto, mãos e olhos penetrantes, concluiu o comissário.

A FASVS inaugura na quinta-feira, por ocasião do lançamento de uma fotobiografia, uma exposição de fotografia sobre a vida e obra de Maria Helena Vieira da Silva'.

Informação disponível na web em: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=372314&visual=26&rss=0


ADRIANA MOLDER

Nasceu em Lisboa em 1975, vive e trabalha em Lisboa.

Estudos de artes visuais

Curso Avançado de Arte Plásticas, Ar.Co, Lisboa
Licenciatura em Realização Plástica do Espectáculo, Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora

Prémios
CELPA / Vieira da Silva Artes Plásticas – Revelação

Exposições individuais (selecção)

2004 . Copycat, Galeria Presença, Porto

2003 . Copycat, Museu de Arte Sacra do Funchal, Madeira
2003 . Cartola, Galeria Presença, Porto

2002 . Câmara de gelo, Sintra Museu de Arte Moderna - Colecção Berardo, Sintra.

Exposições colectivas (selecção)

2004 . Em jogo, Centro de Artes Visuais, Coimbra

2003 . Prémio CELPA / Vieira da Silva Artes Plásticas, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa

2002 . Territórios Singulares, Sintra Museu de Arte Moderna–Colecção Berardo, Sintra

Informação disponível na web em: http://www.artecontempo.org/ac/ac3/adriana_molder.htm


Prémio CELPA / VIEIRA DA SILVA Artes Plásticas Revelação 2003

'O júri da 4.ª edição dos Prémios CELPA"Vieira da Silva Artes Plásticas decidiu, por unanimidade, atribuir ao pintor Jorge Martins o prémio Consagração, em reconhecimento do seu longo e prestigiado currículo caracterizado por um permanente empenho experimental no âmbito do desenho e pela coerência da obra, em pintura, gravura, objectualismo e desenho.

Visando acentuar a importância do papel nas artes plásticas e proporcionar um incentivo à criatividade dos jovens artistas na utilização do papel nas suas múltiplas formas, a CELPA – Associação da Indústria Papeleira , com a colaboração da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, instituiu o prémio CELPA/VIEIRA DA SILVA ARTES PLÁSTICAS REVELAÇÃO.

O júri, constituído por Denise Renard (representante do Comité Arpad Szenes – Vieira da Silva), Dr. Rui Mário Gonçalves (crítico de arte), Dr. João Miguel Fernandes Jorge (crítico de arte), Engº José Manuel Marques Pedrosa (em representação da CELPA) e pelo Arq.º José Sommer Ribeiro (em representação da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva), decidiu, também por unanimidade, atribuir a Adriana Molder o Prémio REVELAÇÃO pelos seus trabalhos intitulados ‘It´s not dark yet, but it’s getting there’'.

Informação disponível na Web em: http://www.fasvs.pt/pr069.htm

Ver ainda:

http:// www.adrianamolder.com

http://www.e-vai.net/content/view/1403/1/

Nunes, M. L. (Novembro/Dezembro 2008). 'Adriana Molder. Ver Vieira da Silva'. Jornal de Letras. 995: 29.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

[27] CURADORIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA


Novembro 2008 | FBAUL

4 sessões de reflexão crítica sobre uma prática curatorial internacional.

Estão abertas as inscrições para o Workshop de Curadoria de Arte Contemporânea, promovido pelo Instituto Francisco de Holanda da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Este workshop, leccionado pelo Doutor Nuno Sacramento, decorre em 4 sessões, nos dias 5, 12, 19 e 26 de Novembro, na FBAUL, entre as 19h00 e as 20h30.
O valor da inscrição em cada uma das sessões é de 15 EUR, o valor para as 4 sessões é de 50 EUR.

Para se inscrever os candidatos deverão preencher e entregar a ficha de inscrição na Tesouraria (das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30), até 3 de Novembro, com o respectivo pagamento.

PROGRAMA

Sessão de 5 de Novembro

Shadow curating
Portfolio Crítico

Sessão de 12 de Novembro
Artocracia
E se o mundo fosse governado pela arte?

Sessão de 19 de Novembro
Quem é o público de arte?
Práticas de colaboração e redes sociais.
Para uma nova arquitectura de interacção.

Sessão de 26 de Novembro
Projectos Curatoriais.
Qualidade estética e consequência social.

Nº mínimo de alunos: 30
Nº máximo de alunos: 80

A FBAUL reserva-se o direito de cancelar o curso se não se registar o número mínimo de alunos

[26] ARTE LISBOA . Feira de Arte Contemporânea . Contemporary Art Fair


Realização: De 19 a 24 de Novembro de 2008
Horário: 19 de Nov'08: das 18h00 às 23h00.
20 a 24 de Nov'08: 16h00 às 23h00
Local: FIL: Parque das Nações

Informações disponíveis na Web em: http://www.artelisboa.fil.pt/por/index.htm

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

[25] Participe no Festival . Ocasião para ver as obras de Vieira da Silva na Capela do Palácio de Santos (Sacristia)

Festival Temps d’Images 2008 no Palácio de Santos
De 8 de NOVEMBRO a 17 de DEZEMBRO 2009

Visitas guiadas das 18h00 às 19h00 | 8, 11, 13, 15, 18, 21, 26 NOV | 5, 12, 15 DEZ

Inscrição : tel.21 311 14 75

Projecção exterior a partir das 20h00 | 8 a 22 NOV

EMBAIXADA DE FRANÇA | PALÁCIO DE SANTOS

LUMIÉRE TOUJOURS
Obras de JOÃO PAULO FELICIANO, PEDRO CABRITA REIS, NUNO DA SILVA, PERRINE LACROIX, NUNO MAYA e CAROLE PURNELLE


No âmbito da 6ª edição do Festival Temps d’Images e da Presidência Francesa da União europeia, a Embaixada de França em Portugal abre o Palácio de Santos à Arte contemporânea.
De 8 de Novembro até 17 de Dezembro a Embaixada acolherá, no seu interior, peças de artistas portugueses e franceses e uma grande instalação de luz no muro circundante do Palácio, visível desde a Calçada de Santos até à Avenida 24 de Julho.
O público poderá descobrir não só a riqueza patrimonial do Palácio de Santos (os salões, a capela, a sala das porcelanas), mas também obras de arte contemporânea existentes (obras de Martinha Maia, Jacques Villeglé, Hubert Le Gall) e as que serão exibidas excepcionalmente para esta ocasião: Among the trees, uma obra de Pedro Cabrita Reis, concebida especificamente para este evento (colecção Berardo); Árvore sem Sombra de João Paulo Feliciano (colecção Berardo), apresentada ao público uma única vez, no ano passado na Assembleia da República;
Uma instalação de Nuno da Silva (Galeria Caroline Pagès) e uma instalação da artista de Lyon, Perrine Lacroix, Lumières d’aveugles (galeria Caroline Pagès).
No muro circundante do Palácio, projecções de imagens de luz concebidas e realizadas pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, mostrarão, em tamanho natural, cidadãos franceses em Lisboa, iluminados pelas cores da bandeira francesa e da Europa.

Informação disponível na Web em: www.ifp-lisboa/

sábado, 1 de novembro de 2008

[24] 'Célébration du Centenaire'. Maria Helena Vieira da Silva na Galeria Jeanne - Boucher


Célébration du centenaire de la naissance de Vieira da Silva

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Dossier de presse disponível na Web em:
http://www.jeanne-bucher.com/galerie/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=67&Itemid=87

Ver mais sobre o referido assunto na Web:
http://www.connaissancedesarts.com/art-contemporain/actu/articles/oeuvres-expositions/breves/maria-helena-vieira-da-silva-a-lhonneur-chez-jeanne-bucher.html

[23] Berardo em entrevista ao 'Le Journal des Arts': 'Pour moi, collectionner, c'est préserver'.

Joe Berardo refere, em entrevista (Journal des Arts), que a primeira obra que adquiriu para a sua Colecção foi um quadro de Vieira da Silva.

'Achetez-vous beaucoup d’oeuvres d’artistes portugais ?

J'ai toujours voulu acheter des oeuvres d'artistes internationaux. Parce que je voulais que les artistes portugais puissent voir leurs travaux. Mais ma première acquisition pour la collection a été celle d'une oeuvre d'une portugaise, Maria Elena Vieira da Silva'.


'L'actualité vue par José Berardo, homme d'affaires et collectionneur portugais'. In: Le Journal des Arts. Actualité de l'art et de son marché à travers le monde. Numéro 290 | Du 31 octobre au 13 novembre 2008. p.4.


Disponível na Web em: http://www.artclair.com/site/archives/e-docs/00/00/EA/D7/document_article.php