sábado, 27 de setembro de 2008

[19] Cesariny, Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2008, pelas 18.30 H, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva


Clique sobre a imagem para aumentar.
Click on the image to enlarge or acess its description

In: Jornal Público. Ípsilon. 2008/09/26. p. 41.

[18] 'Gatos Comunicantes - Correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny 1952-1985' - Ed. Assírio & Alvim/ F. Arpad Szenes - Vieira da Silva

Gatos Comunicantes — Correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny, 1952-1985
Maria Helena Vieira da Silva; Mário Cesariny

(Apresentação de José Manuel dos Santos; edição e textos de Sandra Santos e António Soares)

Edição brochada (200 pp)
Classificação: Correspondência
Colecção: Testemunhos
20 € (disponível a partir de dia 15 de Setembro)


'Página a página, linha a linha, palavra a palavra, este livro ergue as figuras reais de Maria Helena Vieira da Silva e de Mário Cesariny de Vasconcelos. Ergue-as, assim cada um foi inventando o outro, num frente a frente perpétuo, sem intervalo ou traição. Este diálogo de vozes e de silêncios-entre-as-vozes, de palavras e de sem-palavras-entre-as-palavras, levanta estas figuras sobre (e contra) um chão de pequenez, hostilidade e escuridão, dando-as como elas são. E como elas se olharam, se representaram, se admiraram, se amaram uma à outra: únicas, grandiosas e magnificadas. Ao fundo, aparece Arpad, com uma elegância longa, a saudá-los, a saudar-nos, na sua doçura inquieta, na paciência e sabedoria do seu estar. Um pouco atrás, ouve-se, vê-se Guy Weelen a anotar, a preparar, a cuidar, a tramitar, a transmitir. Este livro prova que “os encontros são proporcionais aos destinos” e que o amor pode ser um relâmpago contínuo, livre, invencível.' — José Manuel dos Santos (excerto da apresentação).

Disponível na Web: http://assirioealvim.blogspot.com/2008/08/novidades-iii.html


____________________________________________________________________

[] Algumas cartas incluídas no livro «Gatos Comunicantes — Correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny 1952 - 1985»

Disponível na Web:

http://www.scribd.com/doc/6298962/Gatos-Comunicantes

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

[17] Vieira da Silva e Torres-García - Museu Berardo - Centro Cultural de Belém, a partir de 5 de Dezembro de 2008

Vieira da Silva na Programação do Museu Berardo

'A 05 de Dezembro, o Museu Berado acolhe uma exposição que reúne pela primeira vez obras da pintora portuguesa Vieira da Silva e Torres-García, um dos pioneiros do construtivismo na América Latina e principal nome da arte moderna uruguaia.

Joaquín Torres-García (1874-1949) formou-se artisticamente em Barcelona e trabalhou em Itália e em Paris, tendo elaborado uma teoria pictórica à qual daria o nome "plasticismo". Só em 1934, depois de passar quarenta anos na Europa, o artista regressaria à sua cidade natal, Montevideu.

Maria Helena Vieira da Silva (1908 - 1992) formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa, e partiu para Paris, onde foi influenciada pelos novos movimentos, mas não se inserindo em nenhum.

Carmelo Arden Quin, pintor uruguaio, envia fotografias de telas de Vieira da Silva ao seu amigo Torres-García, e o artigo que este escreve na revista "Alfar" é de tal forma favorável que Vieira da Silva sente um novo ânimo e surge uma relação de proximidade entre os dois artistas'.

In: RTP Notícias 15 de Janeiro de 2008 (Lusa)

Dísponível na Web: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=319882&visual=26&rss=0

Joaquín Torres García, 1932.
Constructivo con campana.
Óleo sobre tela.
73,1 x 60,2 cm.
México: Museo Tamayo Arte Contemporáneo
.

"A Intuição e a Estrutura" é outra exposição temporária prevista para este ano (inauguração a 04 de Dezembro) com 90 obras de pintura e alguns desenhos da artista portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) e de Joaquín Torres-Garcia (1874-1949), um dos pioneiros do construtivismo na América Latina e principal nome da arte moderna uruguaia.

A ligação entre ambos surgiu na sequência de um artigo de Torres-Garcia muito favorável ao trabalho da pintora e que deu a esta um novo ânimo para continuar a criar. Na época, Vieira da Silva estava no Brasil, fugida de Paris devido à II Guerra Mundial".

G., A. (2008). (lusa). In: 'Arte: Museu Berardo mostra aquisições recentes numa nova exposição permanente, que abre a 15 de Setembro'. Revista Visão (online 2008.08.22).

Texto disponível na Web: http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200808228684932.

Ver: Museo Torres García. Disponível na Web: http://www.torresgarcia.org.uy/index_1.html.